Aceito
Aviso de Privacidade

Sala de imprensa

22 de Novembro

Solução para tratar "Febre do leite" em vacas leiteiras é a novidade da Biogénesis Bagó para o mercado de saúde animal

Policalcina Forte traz alta concentração do complexo cálcio, magnésio e glicose, e é ideal para tratar o distúrbio metabólico

A Biogénesis Bagó, empresa de biotecnologia especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos para saúde e produtividade animal, traz para o Brasil a Policalcina Forte. A solução injetável possui altas concentrações de cálcio, magnésio e glicose, formando um complexo capaz de tratar a “Febre do Leite”, distúrbio metabólico que acomete as vacas leiteiras no período de transição.

O problema é causado pelo desequilíbrio da absorção de cálcio no organismo dos bovinos quando há aumento considerável da necessidade desse mineral. A situação pode ocorrer ainda durante a gestação, quando o organismo da vaca desloca o cálcio para o feto e no período que antecede o parto para a produção de colostro e de leite.

“É importante considerar que o que causa os maiores danos e prejuízos ao produtor é a ocorrência subclínica, pois resulta em menor ingestão de matéria seca no início da lactação. Isso deixa as vacas mais propensas ao desenvolvimento de outras doenças, tais como síndrome da vaca caída, retenção de placenta, prolapso de útero, deslocamento de abomaso, baixo desempenho reprodutivo e mastites. Para prevenir esta casuística recomenda-se uso preventivo do suplemento no pós-parto imediato”, explica o zootecnista e gerente de Produtos e Marcas da Biogénesis Bagó Brasil, Pedro Hespanha.

Segundo ele, a Policalcina Forte é uma solução que veio para ajudar o produtor rural nesse problema bem conhecido nos plantéis de leite e que ocorre, principalmente, no chamado período de transição, compreendido entre as três semanas pré-parto e as três semanas pós-parto. É quando a vaca tem dificuldade de mobilizar o cálcio e o magnésio necessários para a produção do colostro e para enfrentar esse período de alto estresse.

“A Policalcina Forte traz alta concentração do complexo cálcio, magnésio e glicose para tratar a ‘Febre do leite’, proporcionando uma resposta clínica imediata e rápido retorno à produção. A alta quantidade de glicose oferece maior disponibilidade energética e a formulação com magnésio é essencial para a absorção do cálcio em casos agudos e crônicos”, explica Hespanha.

“Essa nova solução complementa o portfólio da linha de suplementos leite e passa a integrar o programa de apoio técnico para pecuária leiteira desenvolvido pela Biogénesis Bagó chamado ‘Balde de Soluções Leite’. Trata-se de um arquivo portátil que contempla cards com mais de 20 soluções de sanidade, performance e reprodução na pecuária leiteira, que servem como base para que a nossa equipe elabore um programa sanitário personalizado, construído com base no histórico da tríade epidemiológica da fazenda (agente, ambiente e hospedeiro). Dessa forma, é possível adotar uma estratégia preventiva, diminuindo possíveis impactos econômicos ocasionados por perdas produtivas e reprodutivas”, detalha o gerente de Produtos e Marcas da empresa.